Alimente sua cidade – Envie a sua história!

Enquadramento


A população do mundo vem continuamente se urbanizando cada vez mais. Calcula-se que em 2050, cerca de dois terços da população mundial viverão em cidades. As Américas lideram o ranking mundial com a maior proporção de habitantes morando em cidades: hoje com 80% e previsão de 90% em 2050. A rápida expansão das cidades trouxe desafios significativos para os habitantes, tais como condições de vida precárias, aumento da desigualdade e falta de acesso a serviços básicos. A pobreza e a marginalização enfrentada por muitos residentes urbanos causam um impacto na saúde física e mental deles e corroem seu senso de comunidade. Crianças nas zonas urbanas degradadas crescem consumindo alimentos processados e vivem desconectados da natureza, perdendo os benefícios de saúde física e mental que provêm das dietas equilibradas e nutritivas.

No entanto, em muitas áreas urbanas as hortas comunitárias floresceram e servem como fontes suplementares de produtos frescos, ao mesmo tempo unem e empoderam as comunidades. Esses pequenos oásis urbanos permitem que as pessoas sejam diretamente envolvidas no cultivo dos seus alimentos, promovendo senso de comunidade e conexão entre as pessoas e o planeta.

A Iniciativa dos Jardins de Alimentos da ONU


Os Jardins de Alimentos da ONU (UN Food Gardens) é uma iniciativa voluntária do Clube de Jardinagem do UNSRC que está estabelecendo hortas nas instalações da sede da ONU. É gerido por um grupo diverso de voluntários que compartilham uma paixão pela sustentabilidade, alimentos orgânicos e ações individuais para um mundo melhor. Nosso objetivo é ajudar a ONU a transmitir as prioridades globais relacionadas aos sistemas alimentares sustentáveis e as cidades mais verdes através de exemplo.

O primeiro jardim foi oficialmente inaugurado na sede da ONU em Nova York no dia internacional de Nelson Mandela (18 de julho de 2015) em homenagem ao compromisso vitalício dele com a jardinagem. Desde a sua criação, o UN Food Gardens organizou inúmeros eventos e se associou a uma ampla gama de programas e parceiros, tanto no âmbito do sistema das Nações Unidas como na comunidade mais ampla da cidade de Nova York com o objetivo de compartilhar conhecimentos e mostrar apoio à jardinagem urbana.

Convite à apresentação


A Iniciativa dos Jardins de Alimentos da ONU (UN Food Gardens), em parceria com a ONU-Habitat, está organizando uma mostra de iniciativas de agricultura urbana de pequena escala nas Américas. Essa mostra tem como objetivo compartilhar experiências, conscientizar sobre a agricultura urbana na região, e incentivar a ação política em apoio desta importante atividade nos contextos da Nova Agenda Urbana adotada na conferência Habitat III e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesse contexto, a iniciativa apoia particularmente as metas 2 (Fome Zero), 3 (Boa Saúde e Bem-estar), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 15 (Vida Sobre a Terra).

O convite à apresentação de experiências está aberto a associações comunitárias e de sociedade civil, ONGs, instituições acadêmicas e outras organizações de base que trabalharam desde o início para introduzir a produção de alimentos em áreas urbanas e transformar suas comunidades. Os projetos serão apresentados no site dos UN Food Gardens e três deles serão escolhidos para receber um reconhecimento especial pelo impacto que tiveram em suas comunidades e pelas medidas que tomadas para garantir sua sustentabilidade. A chamada aberta culminará em uma celebração nos UN Food Gardens.

Instruções de envio


As apresentações devem incluir uma breve descrição do projeto (com até 1000 palavras), detalhando a comunidade que atende, as necessidades satisfeitas e a metodologia abordada para garantir a sustentabilidade. Você pode utilizar os critérios de avaliação detalhados abaixo em sua descrição. É recomendável ilustrar sua história com um pequeno vídeo (de até 5 minutos) e/ ou até 10 fotos. As apresentações podem ser em inglês, espanhol, português ou francês.

O prazo para o envio de projetos foi prorrogado até 1 de outubro de 2017.

Caso tiver qualquer dúvida, envie-nos um e-mail para feedyourcity@unfoodgardens.org.

Critérios de avaliação


As avaliações para o reconhecimento especial se realizarão com base nos seguintes critérios:

Sustentabilidade e Inovação: o projeto incorporou tecnologias e práticas inovadoras e sustentáveis em seu jardim, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Envolvimento da comunidade: o projeto integra maneiras criativas de envolver a comunidade local em geral, inclusive através de workshops e eventos no jardim abertos ao público.

Segurança alimentar: o projeto contribui diretamente para garantir a segurança alimentar na comunidade, cultivando e distribuindo alimentos para as pessoas mais necessitadas.

Participação da juventude: o projeto envolve esforços para promover programas e atividades dirigidos à juventude.

Resiliência: o projeto possui um plano de longo prazo, que garante sua sustentabilidade e inclui estratégias para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e outros fatores ambientais.

Seus detalhes

Forneça sua informação de contato para que possamos entrar em contato com você para esclarecer alguma dúvida.


Informações básicas sobre o projeto


Fornecer uma localização detalhada do projeto (país, cidade, bairro).
A data em que o projeto começou.
Quantas pessoas estão envolvidas no projeto? Quais são os papéis deles?
Descreva a comunidade-alvo atendida pelo projeto.
Nomeie as organizações envolvidas com o projeto, seja como implementadoras ou apoiantes, e descreva seus papeis.
Descreva seu projeto em até 1000 palavras, detalhando a comunidade que atende, as necessidades satisfeitas e a metodologia abordada para garantir a sustentabilidade. Você pode utilizar os critérios de avaliação (sustentabilidade e inovação, engajamento da comunidade e capacitação, segurança alimentar, envolvimento juvenil, resiliência) em sua descrição.
Carregue até 10 fotos relacionadas ao projeto.
Se você tiver um vídeo para compartilhar, forneça um link para ele on-line.
Se o seu projeto tiver um site, forneça o URL.
Ao selecionar a caixa, você confirma sua participação na mostra Alimente sua Cidade (Feed Your City) e dá seu consentimento aos organizadores para publicar sua apresentação, incluindo qualquer mídia e fotos on-line e / ou impressas, no que se refere à mostra e ao evento.

 

 

Footer logos